FEIRA MUNICIPAL

A concepção de uma feira municipal de ciências para a cidade de Niterói remonta à criação, em 2004, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que tinha como diretrizes principais a popularização da ciência e a socialização do conhecimento científico, especialmente para a juventude. Os projetos apresentados na SNCT deveriam, consequentemente, ter como público prioritário alunos da educação básica e do ensino profissionalizante.

Em conformidade com a orientação do MCTI e objetivando apresentar a produção de conhecimento realizada no município de Niterói e possibilitar o intercâmbio entre suas unidades de educação básica, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, por ocasião da 11ª edição da SNCT, idealizaram um projeto capaz de viabilizar, dentro do possível, a participação de todos, sendo divulgado através de edital público e consistindo num evento gratuito e aberto à visitação de toda a cidade. A proposta era facultar a exposição dos trabalhos oriundos de qualquer campo do conhecimento (e não somente aqueles pertencentes à área de Ciências da Natureza) por meio de experimentos científicos ou através de apresentações culturais, proporcionando o contato e a troca de experiência entre alunos desde a educação infantil até o ensino médio, valorizando o conhecimento, a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento do espírito científico.

Dessa forma, a I Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói foi realizada em 2014 no espaço que hoje conhecemos como Reserva Cultural, mobilizando, então, estudantes de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como escolas particulares, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, além de congregar universidades, institutos de produção e pesquisa técnico-científica e empresas fomentadoras de projetos científicos, promovendo o intercambio destas com aqueles. O público então, contabilizado entre participantes e visitantes, foi de quase 2000 pessoas. Por ter sido a primeira Feira, a participação ocorreu quase que exclusivamente no âmbito das escolas da rede municipal de educação.

Dados de 2014

Tema: "Ciência e Tecnologia"

31

Escolas inscritas

Escolas Participantes

NOME
Colégio Plínio Leite
Colégio Salesiano Santa Rosa
Colégio São Vicente de Paulo
Escola Municipal Alberto Francisco Torres
Escola Municipal Altivo César
Escola Municipal André Trouche
Escola Municipal Anísio Teixeira
Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda
Escola Municipal Felisberto de Carvalho
Escola Municipal Francisco Portugal Neves
Escola Municipal Heitor Villa Lobos
Escola Municipal Infante Dom Henrique
Escola Municipal João Brazil
Escola Municipal José de Anchieta
Escola Municipal Levi Carneiro
Escola Municipal Liceu Nilo Peçanha
Escola Municipal Marcos Waldemar De Freitas Reis
Escola Municipal Mestra Fininha
Escola Municipal Noronha Santos
Escola Municipal Padre Leonel Franca
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Professor Paulo de Almeida…
Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha
Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker.
Escola Municipal Santos Dumont
Escola Municipal Sítio do Ipê
Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Instituto GayLussac
Unidade Municipal de Educação Infantil Elenir Ramos Meirelles
Unidade Municipal de Educação Infantil Hermógenes Reis
Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Da Cunha Sampaio
Mostrando Escola(s) (Filtrando no total de escola(s))