Saiba mais sobre a FMCTI

Mais sobre a Feira

--

A Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói surgiu para fazer jus à demanda advinda quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instituiu, em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), durante o governo do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, objetivando a popularização e a socialização do conhecimento científico, especialmente entre a juventude.

A cidade de Niterói participou ativamente de todas as edições da SNCT desde o ano de sua criação e, na edição de 2014, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia implementou, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, a I Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói (FMCTI).

A FMCTI trata-se de uma exposição que contempla a produção científica e cultural elaborada no âmbito das unidades de educação básica, das redes públicas municipal, estadual e federal e das escolas particulares, em parceria com as universidades, instituições de produção e pesquisa técnico-científica e empresas fomentadoras de projetos científicos. É um evento gratuito, publicizado através de edital público, aberto à participação e visitação da sociedade em geral e tem como objetivo mobilizar a população, em especial os estudantes da cidade, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando a busca por conhecimento, a criatividade e o empirismo.

São aceitos trabalhos das seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA. A inscrição dos mesmos é efetivada unicamente por meio do preenchimento do formulário online fornecido nesse site.

Há duas modalidades de participação:

  • Exposição Interativa, em que as apresentações consistem em mostras variadas que exibam, de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa, aspectos relevantes das principais Áreas do Conhecimento e seus correlatos campos do saber preconizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Apresentação Cultural, no caso de apresentações sob a forma de danças, esquetes teatrais, apresentação musical, desfile e outras expressões do gênero.

A FMCTI procura dar visibilidade e reconhecimento às produções científicas e/ou manifestações culturais oriundas do meio acadêmico, desde a Educação Infantil até o nível Universitário, não se restringindo, contudo, apenas a elas. Também contamos com a contribuição das produções de universidades e centros de pesquisa, sediados tanto em Niterói quanto em municípios circunvizinhos. Dessa forma procuramos promover não apenas o intercâmbio entre escolas das redes estadual, federal e municipal e de escolas privadas, como também proporcionar a troca de experiência entre estas e tais instituições.

Os trabalhos apresentados na Feira Municipal são avaliados por uma Comissão, sendo classificados, de acordo com a categoria informada no ato da inscrição, consoante critérios concernentes à metodologia, clareza, criatividade, acessibilidade e inovação, de forma a concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói, concedido em uma solenidade em que as unidades escolares recebem uma placa em reconhecimento pela participação e os alunos expositores, juntamente com os professores orientadores, são agraciados com uma medalha pelo mérito. Além disso, trabalhos pertencentes às categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio na modalidade Expositiva Interativa concorrem ainda à participação na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – FECTI.

Logo Prefeitura Niterói